Resenha Livro Inventando Moda: Planejamento de Coleção

Olá apaixonados pela moda!

O post de hoje é um pouquinho diferente, pois nunca vim aqui dar minha opinião sobre determinado livro. Como vocês sabem eu sou estudante de Design de Moda, e no meu curso, assim como em todos outros, recebemos dicas de leitura que agreguem conhecimento e que seja um algo a mais do que se estuda em aula.

Um dos livros indicados pela professora de Projeto de Coleção I, foi o Inventando Moda: Planejamento de Coleção, pois irá contribuir para nosso trabalho, que consiste em desenvolver uma peça do verão 2016, voltada para a marca escolhida para cada um. Vou explicar melhor! A professora selecionou uma marca brasileira para cada aluna, e através de pesquisas necessárias (estampas, cartelas de cores, tecidos, cortes, público alvo, concorrência…) e usando as tendências verão 2016 (transparência, tons pasteis, cores fortes, conjuntos, vestidos longos, cintura marcada, cropped…) precisamos desenhar a coleção, sendo de 10 a 15 croquis (desenhos de moda) e escolher um deles, ou seja, o melhor, para confeccionar. Esse semestre não teremos os trabalhos desfilados, e sim será feito um editorial.

Enfim, voltando ao assunto do livro, vim trazer umas imagens e principais itens abordados por nele, afim de fazer você que também é aluno(a) de Moda, ou amante da área, tirar suas dúvidas sobre livros que sejam bons, ou não, da nossa área.

Os livros de Moda não são nem um pouco baratos, mas acredito que o investimento que fiz nesse valeu muito a pena.

Esse livro é de 2013, há um outro, que é de uma versão anterior (foto abaixo), menos completa, mas comecei lendo aquele, e com esse novo agreguei conhecimento.

O livro é dividido em 2 partes!

A primeira aborda questões de tendências, alta costura, prêt-à-porter, ciclo da moda, marketing, gestão do design, identidade da marca, pesquisa de moda, entre outros.

Famosa frase de Chanel: “A moda sai de moda, o estilo jamais.”

A segunda parte aborda o planejamento da coleção, o briefing, o design do produto (tecido, cor, aviamentos, textura, silhueta, harmonia…), esboços, desenho técnico, desenvolvimento, comercialização…

Sobre o design do livro: Achei ele super bom, porém um pouco pesado, tem capa dura, folhas couche branca, gramatura 200, 20cm de largura, 26cm de altura, 208 páginas, de leitura fácil, com imagens que complementam o assunto, este livro será muito útil para mim e para você que está à procura de referências bibliográficas para o curso de Moda.

Quero muito trazer outros livros para que sejam uma dica de leitura ou até de compra útil para vocês, pois sei que muitas vezes essas opiniões são bem importantes.

Bom minha gente, acho que me empolguei, mas quis deixar minha opinião sobre o livro da Doris Treptow. E se você quiser adquirir um é só clicar nesse link, que é da Cia do Livro. Quando realizei minha compra fiz isso com minhas colegas, em compra conjunta, para não pagar frete (#ficaadica)

Aproveitem a dica e bons estudos!

Bisou 😉

4 comentários sobre “Resenha Livro Inventando Moda: Planejamento de Coleção

  1. Você simplesmente arrasou! Eu já estava empolgado para comprar o livro e poder aplicar as informações nele nos meus projetos futuros, mas ainda estava com um pouco de medo e não sabia se era o livro correto. Agora que vi uma resenha de uma estudante de moda como eu, fiquei mais confiante em comprar! Vou acompanhar o blog. Acompanhe meu trabalho como produtor de moda. Tem o link do Flickr na Bio do meu instagram.

    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s