Fotografia | Symon Mendes

Desde que esse blog entrou no ar eu sempre fiz questão de divulgar bons trabalhos, seja de amigos ou marcas que conheci através de pesquisas da faculdade. Acho que quando o trabalho é bem feito deve ser compartilhado, para que mais e mais pessoas possam ter acesso a ele.

Conheci o Symon há muitos anos (digamos que uns 10), pois estudávamos na mesma escola. O tempo passou e eu sempre vi nele um estilo único, daquelas pessoas que sabe compor rapidamente com as peças que tem em seu guarda-roupa, sabe? Quando entrou no curso de fotografia, começou a (ahasar!) nas fotos, e eu fiquei mais curiosa pra saber como estaria sendo esse trabalho.

Recentemente fui convidada por ele a posar para seu projeto “Somos Todas Frida”, que demostra a força da mulher na sociedade (logo logo vai ter post contando sobre as fotos!). Aí papo vai, papo vem convidei o Symon para mostrar seu trabalho no meu blog, até porque suas fotos estavam ficando cada vez mais com uma qualidade de composição incrível, e o foco nas fotos masculinas tinha me chamado muito a atenção. Ele topou e hoje vou falar um pouquinho de como é o trabalho de SYMON MENDES

Como começou a sentir vontade de cursar fotografia?

Symon – Foi no momento que pensei comigo mesmo que precisava me expressar de alguma forma. Desde mais novo fui sempre mais tímido, então quando chegou a hora de dizer tudo que precisava, foi dessa forma que encontrei. Por mais que fotografasse antes de entrar na faculdade, foi ali no curso que me encontrei. Conheci pessoas que foram me ajudando a encontrar o caminho certo.

Em qual semestre está, e qual a faculdade?

Symon – Estou no meu quarto semestre, cursando na Universidade de Caxias do Sul.

Tens alguns fotógrafos de inspiração?

Symon – Desde o começo acompanho trabalhos tanto de brasileiros como o pessoal de fora. Junior Franch, Terry Richardson e Steven Klein são alguns deles.

Quais as características mais visíveis em tuas fotos?

Symon – Minhas fotos são praticamente todas em tons escuros. Esse universo mais dark sempre me chamou a atenção.

Tu estás focando mais em fotografia masculina no momento. Como está sendo?

Symon – A ideia surgiu devido a um trabalho de aula, a maioria iria trazer retratos femininos, então pensei em ser um pouco diferente. A ideia deu certo e decidi seguir aos poucos por essa área atualmente. Confesso que fotografar homens é um pouco mais complicado. Adoro fotografar mulheres, mas gosto muito mais do desafio dos retratos masculinos.  Homens são normalmente mais fechados, então conseguir deixar ele ‘‘cru’’ ou ‘’nu’’ é algo fascinante.

Por fim uma pergunta sobre o mercado da fotografia. Quais as dificuldades e o que mais gratifica nesse ramo?

Symon – Acredito que uma das maiores dificuldades da fotografia é quando você decide enfim mostrar seu trabalho. O começo de tudo é bem difícil, você precisa lutar para fazer o seu nome no mercado devido a grande quantidade de fotógrafos hoje em dia. Vai haver insegurança, você vai se questionar sobre tudo relacionado a fotografia, vai haver momentos de desânimo. Porém tu aprende com isso com o tempo e vai sabendo lidar melhor. As pessoas pensam em fotografia como algo que seja muito fácil ganhar dinheiro, mas nem tudo é um mar de rosas. Outra dificuldade, nesse caso posso dizer por mim é saber o que tu quer fotografar, qual teu caminho. Sabe? Apesar dessas dificuldades, existe o lado bom, sejam as pessoas que tu conhece ou aquela que te para no meio da rua só pra dizer que adora tuas fotos. São coisas pequenas, porém muito gratificantes.

Quero agradecer ao próprio Symon por dispôr do seu tempo e responder algumas dúvidas, além de abrir seus ensaios para todos nós conhecermos. M U I T O  O B R I G A D A!

Pra conhecer um pouco mais do trabalho dele, seguem as redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/mendessymon_

Facebook: www.facebook.com/symonmendesfotografia

Flickr: http://www.flickr.com/photos/144756053@N06

E-mail: symonmendesfotografia@gmail.com

Telefone: (54) 91887214

Agradeço aos meus leitores por estarem cada vez mais conectados ao blog, por elogiarem meu trabalho e virem tirar dúvidas de “o que usar em tal ocasião”. Espero conseguir cada vez mais estar pertinho de vocês ♥

Um beijo e até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s