Produção sustentável | COMAS

Que eu virei a louca da busca por produtos de brechó, e me dá uma certa agonia ouvir falar em desperdício no mundo da moda, vocês já sabem. Foi nas minhas andanças pelo mundo da internet (maravilhoso, que nos permite conhecer muitas coisas), que eu descobri a marca COMAS.

Meu tcc (como muito falado no meu snap – tephiguimaraes-) foi com foco no reaproveitamento de materiais, através do conceito do upcycle, utilizando peças de brechó na construção de uma coleção conceitual. Sim, eu ainda to devendo o post sobre meu tcc, mas calmem que logo vai e vocês vão amar! Quero fazer tudo com calma pra que saia lindo ♥ BUT voltando ao raciocínio, foi nas pesquisas de marcas concorrentes e de referência que acabei conhecendo a COMAS.

Analisando o impacto da industria têxtil sobre o meio ambiente, alguns estilistas de Londres, Berlim, Amsterdã, Nova Iorque, Los Angeles, entre outras cidades do mundo, aderiram ao uso de matérias-primas orgânicas e não poluentes, roupas multi-funcionais, design sem resíduos, dentre outros. A marca COMAS, criada pela uruguaia Agustina Comas, trabalha com essa técnica de upcycle, recolocando produtos descartados no mercado. “Todos os dias as fábricas descartam produtos que não passam pelos controles de qualidade e muitas peças são deixadas de lado. Pra nós, essa sobra é matéria-prima”, afirma Agustina. Para a estilista a camisa é a principal materia-prima utilizada, ela contem um estilo permanente, durável e sem prazo de validade.

Agustina conta que quanto às fases da produção: “Nosso trabalho começa com a seleção das peças descartadas. Fazemos pesquisas nas fábricas, identificamos os melhores tecidos e a melhor confecção, e escolhemos as peças que, a partir do nosso conceito de design, são as mais ricas. O desafio é selecionar aquelas que tem maior potencial de transformação”.

Como uma pesquisa iniciada ainda na universidade (ela é formada em Design Têxtil e Moda pela Escuela Universitaria Centro de Diseño de Montevidéu, no Uruguai), Agustina aperfeiçoou seus métodos de criação trabalhando para marcas do Brasil e Uruguai. O ponto de partida foi o projeto IN-USE, desenvolvido desde 2008 com a colega estilista Ana Inés Piriz. “Minha forma de conceber as roupas a partir do upcycling é fruto de um trabalho de anos, que juntou estudo, reflexão e o convívio com os alunos das oficinas que ofereço dentro e fora do Brasil. Comas é resultado de todo esse trabalho coletivo”.

Quanto ao mix de produtos da marca estão camisas femininas, saias, chemises e vestidos, todos feitos a partir das camisas masculinas. Peças de jeans, linho, tricolines de qualidade, maquinetas, chambray, fil-a-fil, oxford, entre outros tecidos. Durabilidade, estilo clássico, simplicidade e design atemporal caracterizam os produtos de Comas.

Cropped Cool | Cropped Cool | Saia Universal | Saia Universal

Chemise Cordões | Chemise Cool | Camisa Bicolor LinhoCamisas Mangas Linho

Para conhecer um pouco mais da COMAS, acessem as rede sociais da marca:

Facebook | Instagram | Site 

E-mail: contato@comas.com.br

Quando uma marca trabalha com qualidade e com foco na sustentabilidade, nada mais junto do que divulgar esse pensamento, não é? Agradeço a Agustina por ter aceito o convite e ter contado um pouquinho mais da minha marca de referência, COMAS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s